Seção de atalhos e links de acessibilidade

Legislativo: Vereadora Vanuzia participa de protesto junto aos Profissionais da Educação que clamam por recomposição salarial e mais merenda escolar.

Educação.

  • Publicado em 02/05/2024
  • Atualizado em 02/05/2024

Fonte: Sintep-MT.

Autor: Paulo Linhares Jornalista - 0002765/MT.

 

Na última terça-feira (30), a categoria paralisou as atividades por um dia, na tentativa de avançar nas negociações para o pagamento da recomposição do piso salarial, que não é cumprido no município desde 2020. As perdas salariais chegam a 46%.

Conforme o presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso em Rosário Oeste, Joildo Jovino de Oliveira, a manifestação, realizada com adesão de mais de 50% da categoria, conseguiu atendimento de representantes da administração, contudo, sem resolutividade.

O objetivo da paralisação é apelar para o lado humano do gestor e sua equipe para cumprir com as demandas na rede municipal, sendo que foi proposto em uma carta compromisso em sua campanha no ano de 2020 e já se passaram quase 4 anos.

“Os representantes do prefeito (chefe de gabinete, assessoria jurídica e a secretaria municipal de educação) trouxeram como proposta a formação de uma comissão mista para avaliar e acompanhar o orçamento, já que justificam impactos na lei de responsabilidade fiscal. Uma proposta inviável dentro do prazo do período eleitoral”, relatou Jovino.

A paralisação, assim como o diálogo na prefeitura, foi acompanhada pelo presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira. Na oportunidade, destacou a importância da luta pelo direito, pois não será da boa vontade da administração que vão avançar na valorização salarial. “O Piso Salarial é lei desde 2008 e tem que ser cumprido. Se os trabalhadores não se mobilizarem pela valorização salarial, esta não será uma dádiva concedida pelos gestores municipais”. Declarou.

A vereadora Vanuzia tem levantado essa bandeira desde o início de seu mandato na Câmara Municipal. Ela que é professora aposentada e já passou pela Secretaria de Educação, sabe da importância em valorizar a categoria.

“Cumprirei com meu papel até o último dia do meu mandato como parlamentar, mas estarei na caminhada até o final de minha vida, sei da importância de cada servidor que faz com que a nossa educação chegue aos lares de cada cidadão e cidadã”. Declarou Vanuzia

Durante a mobilização, profissionais da educação carregavam faixas cobrando ainda a regularização da merenda escolar. Segundo relatos feitos ao sindicato, algumas escolas estavam com falta de alimentos em quantidade suficiente para oferecer aos estudantes. No município, a aquisição dos alimentos da merenda escolar é realizada pela prefeitura, com recursos do programa nacional da alimentação escolar.