Saúde é tema do I Fórum Regional de Vereadores realizado hoje em Campo Novo do Parecis
Com a proposta de discussão sobre estratégias emergenciais na área da saúde, a Câmara municipal de Campo Novo do Pareceis - 450 km da capital - abriu hoje (24), o I Fórum Regional de Saúde, com o tema “a saúde pública e seus desafios” e conta com a presença de mais de 100 vereadores participando dos municípios de Campo Novo do Parecis, Brasnorte, Campos de Júlio, Comodoro, Nova Lacerda, Nova Mutum, Rondolândia, Colíder, Sorriso, São José do Rio Claro, Sapezal e Tangará da Serra.
A proposta é discutir as problemáticas da saúde no Estado, apontando as principais demandas de seus municípios e pontuando possíveis soluções para as mesmas, focando principalmente, a realidade específica da região onde se localizam. A intenção é que a partir das discussões que estarão em pauta, elabore-se um documento que será entregue, através da UCMMAT – União das Câmaras Municipais de MT, ao governador do Estado.
Dentre as principais discussões e propostas iniciais esta a criação de um Hospital Regional na em Campo Novo do Parecis; a permanência dos valores que vinham sendo repassados pelo Estado, ou seja, para que não haja o corte de 50% no repasse; o alto custo de transporte de pacientes devido à falta de UTI na região; déficit de médicos; mecanismos para formar médicos nos municípios interioranos; diminuição da carga de responsabilidade pela saúde para os municípios, para que o Estado assuma sua parcela de contribuição, entre outros temas.
Presidente da UCMMAT, vereadora por Colíder, Ismaili Donassan, salientou que a saúde pública está um verdadeiro caos e que medidas devem ser tomadas urgentemente. “Este evento é primordial, a UCMMAT vai realizar eventos deste porte em todos os polos do Estado, vamos buscar, juntamente com os vereadores, informações e propostas para que possamos reverter o quadro da saúde pública em MT” disse Ismaili.
Presidente da Câmara de Campo Novo do Parecis, Leandro Martins dos Santos (PT),
explicou que o clamor da sociedade e as vidas que estão se perdendo, não só nessa região, mas em todo estado, é preocupante e medidas devem ser tomadas com a máxima urgência. “Na verdade, chegamos a uma conclusão que, sozinhos, gritando aqui no interior, ninguém nos ouve, então, procuramos os municípios vizinhos que tinham o mesmo perfil e verificamos os mesmos problemas em todos esses municípios, todos tem as mesmas demandas e não só na área da saúde, em vários outros temas, hoje, aqui, começamos pela saúde porque temos que justificar pra nossa sociedade o porque que demoramos 24 horas pra se conseguir uma UTI e o paciente, muita das vezes, morre dentro de uma ambulância, precisamos da efetiva participação do governo do estado nessas ações com muita, mas muita urgência” finalizou Leandro.
O I Forum Regional de Vereadores, acontece durante todo o dia de hoje.
Fonte: Juninho Poyer - Assessoria Imprensa
Mais Notícias



